sexta-feira, 10 de agosto de 2012

19º DOMINGO DO TEMPO COMUM


12.08.2012 – Jo 6,41-51
N
ovamente a liturgia nos trás a preocupação de Deus em oferecer o “pão” da vida. A primeira leitura e o Evangelho falam do “pão” que sacia definitivamente aquele que o acolhe e a segunda leitura nos diz das consequências deste acolhimento.
Elias é o grande defensor da fidelidade a Deus. Mas, diante da incompreensão e perseguição, o profeta escolhe morrer. Aqui, ele nos mostra a presença continua e o cuidado de Deus para com aqueles que são fiéis à missão. Repare que Deus não elimina os perseguidores. Ele não anula a missão, mas dá força para o profeta continuar sua peregrinação. Também nós precisamos revitalizar a fé e reencontrar o sentido de nossa missão.
Paulo nos diz que os vícios do “homem velho” devem ser eliminados da vida do cristão. Cada um de nós sabe qual é o vício de “estimação”. Aquele que nos impede de avançar na missão. O apóstolo nos exorta a pautar toda a nossa vida com atitude de bondade, compaixão, perdão, tendo Cristo como nosso modelo.
O que é decisivo no Evangelho de hoje, é o “acreditar”, isto é, aderir definitivamente a Jesus e aos valores que Ele veio propor. A “carne” a que João se refere não é a carne física, mas é a própria pessoa de Jesus, que com seus gestos, com seu amor, com sua proposta veio nos dizer como chegar à vida verdadeira e definitiva.
Questão: o projeto que Ele veio nos propor tem um real impacto na nossa caminhada e nas nossas opções?
Anaíres Lino

Nenhum comentário:

Postar um comentário