sábado, 17 de março de 2012

4º DOMINGO DAQUARESMA

18.03.2012 – Jo 3,14-21



A primeira leitura deixa margem para uma interpretação tendo como pano de fundo a “Teologia da Retribuição”, ou seja, a fidelidade a Deus é compensada com benção e a infidelidade com castigo.



Isto é perigoso porque pode sugeri a idéia de um Deus comerciante. Fiquemos atentos e nos encaminhemos para uma reflexão de que: quando o homem prescinde de Deus está a construir um futuro marcado pela dor e pela morte.



Podemos ainda aprender o sentido da esperança, quando Deus oferece a seu povo a oportunidade de um novo começo.



Quaresma é isto: Deus nos convidando a embarcar na nova aventura de uma nova vida.



 Na segunda leitura temos uma síntese da Teologia Paulina, uma reflexão do papel de Cristo na salvação do homem. Este não tem condição de sozinho sair da sua condição de pecado.



A salvação é dom gratuito de Deus. As boas obras feitas pelo homem não são condição de salvação, mas o resultado da graça de Deus atuando em nós. Somos instrumentos frágeis através dos quais Deus manifesta ao mundo e aos homens seu amor.



No Evangelho, vemos que Deus oferece ao homem a salvação e este faz a sua escolha. A salvação ou a condenação não são prêmio ou castigo de Deus ao homem pelo seu bom ou mau comportamento, mas o resultado da escolha livre do homem. Assim, a responsabilidade pela vida ou morte definitiva não recai sobre Deus, mas sobre o próprio homem.



Enfim, Deus nos ama tanto que nos oferece uma proposta de salvação, que nunca foi retirada,permanece aberta a espera de nossa resposta.



Estamos a caminho da Páscoa, somos convidados à conversão.



Anaíres Lino

Nenhum comentário:

Postar um comentário