sábado, 19 de maio de 2012

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR



20.05.2012 – Mc 16,15-20

A
 festa de hoje sugere que no final do caminho percorrido com amor está a vida eterna. E nós somos os continuadores do projeto do Pai, iniciado por Jesus.

Na primeira leitura, elevação/ascensão é uma forma simbólica de expressar que a exaltação de Jesus atingiu dimensões supra terrenas. É o culminar de uma vida terrena vivida para Deus. Lucas quer com isso convidar-nos a seguir o “caminho” de Jesus.

Junto com uma ação de graças Paulo nos oferece, na segunda leitura, uma fervorosa oração a Deus, para que conheçamos “a esperança a que fomos chamados”. A ressurreição/glorificação de Cristo é a garantia de nossa ressurreição/glorificação, porque formamos com Ele um só corpo destinado à vida plena.

Esta perspectiva dá-nos a força para enfrentarmos as dificuldades, os desânimos.  Fazer parte do corpo de Cristo significa viver em comunhão com Ele e solidariedade com os irmãos, que são membros do mesmo corpo.

O Evangelho nos trás como questão central o papel dos discípulos no mundo após a partida de Jesus indo ao encontro do Pai.

Jesus define o conteúdo da proposta, o Evangelho, e dá o tom da universalidade “ide pelo mundo inteiro”.

O Evangelho nos obriga uma tomada de posição: aderir ou não aderir à proposta de Jesus. Quem aderir terá como recompensa a vida eterna. Para isso, teremos que assumir a missão: partir (deixar para trás a comodidade), pregar (com palavras e ações), por toda parte.

A festa da ascensão de Jesus nos trás uma proposta de tomada de consciência de nosso papel no mundo: testemunhar a salvação e libertação que Jesus veio trazer.

Anaíres Lino

Nenhum comentário:

Postar um comentário