sábado, 26 de maio de 2012

SOLENIDADE DE PENTECOSTES

27.05.2012 – Jo 20,19-23

O
 tema deste domingo é o Espírito Santo.

Na primeira leitura Lucas, para apresentar a sua catequese, recorre aos símbolos, às imagens, à metáfora. O Espírito (força de Deus) é apresentado como línguas. Língua significa comunicação. “Falar outras línguas” é criar relações, possibilidade de superar as divisões. É a criação de uma nova comunidade capaz de diálogo e de entendimento entre irmãos.

Paulo alerta que, apesar da diversidade de dons e de carisma, o Espírito que atua é o mesmo. Por isso não deve existir entre nós o maior e o menor; a função mais, ou menos importante. O que importa mesmo é que os dons sejam usados para o bem de toda comunidade.

O Evangelho mostra a situação de insegurança, que os discípulos viviam: “anoitecer”, “portas fechadas”, “medo”. Jesus aparece no meio deles. Assim como “Ele está no meio de nós”. Só nEle podemos ter paz.

Mostrar as mãos e o lado é o mesmo que dizer que o amor total expresso na cruz permanece. Ao desejar a paz Jesus transmite serenidade, tranquilidade, confiança, superação do medo e da insegurança.

No final, Jesus transmite uma missão aos apóstolos, e a nós: eliminar o pecado.

A comunidade animada pelo Espírito será mediadora da oferta da salvação.

Anaíres Lino



Nenhum comentário:

Postar um comentário