quarta-feira, 23 de maio de 2012

Vou à casa do Senhor!

D
iz o Salmo: “Estou alegre, porque hoje vou à casa do Senhor!”.

E mais feliz quando vamos à casa do Senhor para uma ação sagrada por excelência: a Liturgia.

Vamos refletir o que isso significa.

Significa que vamos participar, como convidados, de um actio Dei. Ou seja, somos seduzidos a tomar parte (que privilégio!) de uma caminhada de nossas almas rumo a Deus a partir da Liturgia.

Significa também que é o próprio Senhor que nos conduz à sua familiaridade. Ou seja, o nosso mérito está em aceitar e ficar mais intimamente com Deus.

E a gente reclama que a missa demorou mais de uma hora.

A Igreja com a intenção de nos ajudar criou um rito e um ritmo para que possamos desfrutar (melhor dizendo, degustar) das mesas da Palavra e da Eucaristia.

É necessário que saibamos compreender esse rito e tomar parte desse ritmo. Somente assim, dentro desse digamos, clima, podemos sentir a importância da Palavra de Deus que ouvida no contexto da celebração litúrgica é (veja que coisa maravilhosa) acompanhada de modo totalmente particular pela ação do Espírito Santo.

Acompanhada pela ação do Espírito Santo significa dizer que torna as leituras do dia operantes em nosso coração. Dessa forma, somos mais uma vez chamados (talvez, advertidos) que nesta escuta e interpretação não usemos qualquer tipo de manipulação que fuja a escuta de Deus.

Livremos-nos de nossas tarefas, libertemos-nos de nossos compromissos, desviemos nossos olhares do relógio, entreguemos-nos ao Banquete.

Antes que cheguemos à Mesa da Eucaristia, vale lembrar que quando nos reunimos em assembleia não devemos nada mais fazer do que escutar, a partir daí, abrirmos-nos a Deus e, como um necessitado privilegiado, recebê-LO.

Como o espaço da postagem do blog chega ao fim, deixemos para a próxima o ato sacrifical do Senhor.


Um comentário:

  1. João Lino,
    Se conseguissemos atingir a profundidade desse "privilégio", quão bom seria essa "degustação".
    Continue nos alertando, quem sabe um dia chegaremos lá.
    Bjs Anaíres.

    ResponderExcluir