sábado, 21 de julho de 2012

16º DOMINGO DO TEMPO COMUM


22.07.2012 – Mc 6,30-34
A
 liturgia de hoje nos fala de amor e solicitude.
Pela boca do profeta Jeremias, a Palavra de Deus vem nos garantir que Ele é o pastor que ama suas ovelhas. Esta constatação dever ser para nós, crentes, uma fonte de alegria, esperança, serenidade e paz, especialmente quando, muitas vezes, colocamos nossa esperança em “pastores humanos” e eles não correspondem à graça. Mas não esqueçamos que também nós somos responsáveis por “ovelhas” que caminham conosco. E Deus faz severas ameaças aos maus pastores.
Cristo veio apresentar uma proposta de vida, que é para todos, sem exceção. O que é decisivo, agora, é a forma como nós respondemos à proposta. Paulo sugere que façamos uma reflexão: na nossa comunidade somos, efetivamente, irmãos que se amam para além das diferenças legítimas que há entre os membros?
O Evangelho de domingo passado mostrava Jesus enviando os discípulos dois a dois. Hoje, o Evangelho apresenta-nos o regresso dos enviados (apóstolos) de Jesus. Eles estão entusiasmados, mas, naturalmente, cansados.
Esta caminhada dos discípulos é também a nossa, hoje. Somos enviados e precisamos de descanso para não cair no ativismo exagerado. E o nosso descanso é junto de Jesus. É ao lado dEle, dialogando com Ele, escutando e gozando de sua intimidade.
Sempre encontraremos um Jesus cheio de compaixão para que possamos, frequentemente, confrontar nossos esquemas e projetos pastorais.
Anaíres Lino

Nenhum comentário:

Postar um comentário