segunda-feira, 4 de junho de 2012

SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE


03.06.2012 – Mt 28,16-20

A
 festa de hoje não é nenhum convite para decifrar o mistério da Santíssima Trindade, mas contemplar o amor de um Deus que é família e comunidade.

Na primeira leitura, Deus se revela preocupado com seu povo e vem ao encontro dos homens para lhes oferecer vida plena e verdadeira. Nos narra uma história de relação, na qual Deus estabelece  comunhão e familiaridade com o povo.

A segunda leitura confirma a mensagem da primeira, nos fala de um Deus que não é distante. Quem acolhe a proposta de salvação de Jesus, assume uma vida de relação e de comunhão com Ele. Deus é um Pai que ama seus filhos com amor infinito.

O Evangelho nos narra o encontro de Jesus com seus discípulos e fala que “alguns ainda duvidaram”, numa tentativa de mostrar que a fé não uma certeza científica, por isso não exclui a dúvida, que não é necessariamente falta de fé.

Com um tom de universalidade, Jesus envia seus discípulos em missão pelo mundo. A segunda recomendação é que iniciassem sua catequese batizando “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (por isso esse texto é escolhido para a solenidade da Santíssima Trindade).

E, por fim, assegura sua presença “até o fim dos tempos”. Jesus ressuscitado estará sempre com sua igreja acompanhando e ajudando a superar as crises e dificuldades da caminhada.

Você acredita nisso? Então confie, não perca a esperança.

Anaíres Lino



Nenhum comentário:

Postar um comentário