domingo, 1 de janeiro de 2012

FESTA DA SANTA MÃE DE DEUS

Lc 2,16-21 – 01.01.2012

A
 liturgia de hoje celebra a Solenidade de Maria, Mãe de Deus, o dia Mundial da Paz e o primeiro dia do ano civil.

A primeira leitura quer nos lembrar de que tudo vem de Deus: vida, saúde, força, amor e tudo o mais que compõe o nosso dia a dia e enche nossa vida de plenitude. É preciso que o nosso coração diga “sim”, para que a vida de Deus nos atinja e nos transforme.

Na segunda leitura a palavra chave é “filho”, aplicada tanto a Cristo como aos cristãos. Jesus usa da filialidade a Deus para demonstrar sua confiança e entrega à causa do Pai. É esse tipo de relação, que nós, identificados com Cristo, somos convidados a manter com Deus.

O Evangelho nos trás, mais uma vez, uma catequese esclarecedora de quem é Jesus e qual é a sua missão. NEle podemos conhecer a proposta libertadora de Deus, que foi dirigida em primeiro lugar aos pobres e marginalizados, convocados para também fazer parte da família de Deus.

E, o que Deus nos pede em troca?

Disponibilidade e abertura de coração.

Maria, que observa, conserva e medita tudo em seu coração, nos ensina a lição da sensibilidade para entender os sinais de Deus, ter sabedoria e fé para lê-los à luz do plano de Deus.

Anaíres Lino

2 comentários:

  1. Disponibilidade e abertura de coração. Se é isso, façamos isso. Bastante simples, não quer dizer que seja fácil. Mas se não começar, a gente não chega a lugara nenhum.

    João Lino

    ResponderExcluir
  2. Quando Deus olhou a mulher e a fez mãe de seu Filho, foi de um amor tão grande, a elevou de uma maneira que justifica ter escolhido só homens para apóstolos e para representá-Lo na terra. Jamais o homem conseguiria chegar perto de tão superior plano de predileção.

    Ana Lúcia Lino

    ResponderExcluir