domingo, 5 de fevereiro de 2012

5º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Mc 1,29-39 – 05.02.12

A
 liturgia de hoje nos trás o questionamento sobre o sentido da vida.

A 1ª leitura é retirada do Livro de Jó, um clássico da literatura universal, que questiona o sentido do sofrimento. Ele trás a reflexão sobre o “dogma da retribuição”: Deus recompensa os bons e castiga os maus. Jó não aceita a falsa imagem de um Deus comerciante.

A passagem que nos é apresentada hoje mostra a oração de Jó carregada de desespero, amargura e revolta, mas, ao mesmo tempo, o grito do crente que sabe que só em Deus pode encontrar a esperança e o sentido para a sua existência.

Paulo alerta que o que vale não são nossos direitos, mas nosso comportamento carregado de amor pelo irmão. Em certas circunstâncias, esse amor pode exigir que eu abra mão de minha liberdade e do meu direito em favor e benefício do outro.

O Evangelho nos apresenta o milagre da cura da sogra de Pedro. É um indicativo de que Jesus se aproxima de quem está prisioneiro do sofrimento, da doença, da opressão. Jesus devolve-lhe a vida, a ressurreição.

“E ela começou a servir”. É o efeito imediato do contato com Jesus, uma experiência que se concretiza no serviço aos irmãos.

Marcos nos apresenta, ainda, Jesus se retirando para orar. Rezar não é fugir do mundo, mas uma possibilidade de entrar em diálogo com Deus.
Só na comunhão e no diálogo íntimo com Deus é que percebemos seus projetos e recebemos força para nos empenharmos na transformação do mundo.

Anaíres Lino


Nenhum comentário:

Postar um comentário