sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

7º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Mc 2,1-12 – 19.1-02.12

N
a 1ª leitura nos impressiona o amor e a ternura como Deus se dirige a seu povo desanimado e frustrado, e lhe dá seus conselhos de Pai como a preparar o filho para a batalha.

Paulo se mostra discípulo fiel de Jesus e como tal não se utiliza de oportunismo nem meias palavras. Ele nos recorda que Cristo foi totalmente fiel e nunca caminhou na incoerência e interesse pessoais. Ele se preocupou só e exclusivamente com a Verdade, nem que para isso tivesse que perder seguidores.

O Evangelho nos apresenta uma cura realizada por Jesus, numa exposição cheia de simbolismo: os quatro homens que carregam o paralítico faz uma referência aos quatros pontos cardeais, numa tentativa de mostrar que a salvação é para todos; a dificuldade de subir ao teto para de lá fazer chegar o homem até Jesus, nos mostra o desafio que uma humanidade sedenta de Deus pode enfrentar para conhecer a salvação.

Deus tem um plano de salvação destinado a toda humanidade.

Esta humanidade que penosamente caminha em meio aos fracassos, contradições, violência, opressão, precisa conhecer a Boa Notícia de Jesus.

Deus está sempre a nos esperar de forma gratuita e incondicional, oferecendo seu perdão, sua misericórdia. Oferecendo vida nova.

“Levanta e anda”. É um convite para ultrapassar o imobilismo e nos acertarmos no dinamismo da vida nova.

Anaíres Lino


Nenhum comentário:

Postar um comentário